O termo Acreditar significa dar crédito, crer, ter como verdadeiro, dar ou estabelecer crédito.
Acreditação significa outorgar a uma organização um certificado de avaliação que expressa a conformidade com um conjunto de requisitos previamente estabelecidos.
Portanto, a Acreditação do Sistema da Qualidade de Laboratórios Clínicos é um processo periódico e voluntário, outorgado por entidades científicas, com a finalidade de comprovar a implementação do seu sistema da qualidade, quer seja em relação à capacidade organizacional ou técnica.
A SBAC entende que a implantação de um sistema da qualidade nos Laboratórios Clínicos brasileiros tem que seguir uma dinâmica de conscientização e ser aplicada de forma gradual.
Assim, o Credenciamento ou a Acreditação do Sistema da Qualidade e dos processos analíticos tem que se iniciar com a cultura e treinamento dos profissionais e gradativamente ir introduzindo as exigências sobre os procedimentos, equipamentos e calibrações.
O DICQ Sistema Nacional de Acreditação está capacitado para imediatamente iniciar a avaliação dos Laboratórios Clínicos inscritos, assim como, prestar informações sobre a documentação necessária e imprescindível para o Credenciamento ou a Acreditação do Sistema da Qualidade., e estruturado de acordo com a norma NBR 14.500 - Gestão da Qualidade de Laboratórios Clínicos e ISO 15.189.
E isso pode ser feito com base em dois sistemas:
Veja o quadro comparativo entre os dois sistemas. Deste modo, sem inviabilizar os laboratórios médios e pequenos, num prazo máximo de 3 anos será possível uma adequação necessária e realista com relação ao seu sistema de qualidade e, em conseqüência, melhorar a sua confiabilidade.